A due diligence é uma importante ferramenta dentro do mundo dos negócios, já que permite uma análise completa das diferentes relações de uma empresa, tanto internas quanto externas. No processo, existem áreas específicas que são sempre analisadas, por terem um grande impacto no negócio e em sua avaliação de mercado.
A seguir, vamos conhecer quais são as principais áreas analisadas por meio da due diligence e entender o motivo para isso.
Due diligence financeira A análise financeira em diligência prévia tem como objetivo compreender todo o fluxo de capital que gira dentro da empresa, com o propósito de analisar a saúde financeira do negócio e sua projeção para o futuro. Nessa área, são analisados todos os documentos que integram as finanças da empresa, como fluxo de caixa, ganhos, passivos e ativos, bens, fundos, dívidas, administração do negócio, planos de negócios, entre outros.
Due diligence jurídica A diligência prévia jurídica é um dos componentes mais importantes para empresas que serão incorporadas ou fundidas com terceiros, já que analisa todas as questões e pendências jurídicas que o negócio tem. Nessa área, são analisados o contrato social da empresa, seus contratos com fornecedores e colaboradores, propriedades, empréstimos e demais financiamentos legais, área contenciosa e outros aspectos jurídicos que possam interferir nos negócios ou diminuir o valor de mercado da empresa.
Além disso, na due diligence jurídica também se analisam aspectos de compliance dentro da cultura da empresa. Ou seja, verifica-se se a empresa criou uma cultura de procedimentos internos e externos que estejam de acordo com a vigência legal da atividade desempenhada.
Due diligence trabalhista A due diligence trabalhista tem como objetivo compreender como é composto o quadro funcional da empresa, principalmente para compreender como esse quadro contribui para a saúde financeira da empresa, e quais potenciais riscos apresentam. Nessa área, verifica-se a questão contratual e legislativa dos trabalhadores, além de verificar qual é a distribuição dos mesmos nas funções, qual é o contencioso trabalhista da empresa e possíveis riscos na área para o futuro.
Due diligence contábil e fiscal Essa parte da due diligence é que a faz com que o processo seja comparado a uma auditoria, embora ele seja apenas uma das partes de análise da diligência prévia. Na análise contábil e fiscal, são analisados os documentos da empresa para garantir que suas finanças estão sendo controladas em conformidade com a legislação vigente. São analisados, portanto, os livros fiscais, folhas de pagamento, coleta e pagamento de impostos e demais contribuições, possíveis processos na área, entre outros aspectos que confirmem a saúde fiscal da empresa.